O MCIVN, relativamente às notícias dos últimos dias no que diz respeito à saúde em Portugal, manifesta o mais profundo desagrado relativamente a afirmações proferidas pelo Sr. Ministro da Saúde e pelas Administrações Regionais de Saúde, nomeadamente a ARS Alentejo.
É vergonhoso que o Sr. Ministro não tenha ainda definido quais os pontos de rede de urgências, são as próprias administrações regionais de saúde que vem a público reagir quando dizem que a incerteza da decisão politica final está a condicionar o seu trabalho porque as impossibilita de aplicar a reforma no terreno, com projectos que já estão em curso, em particular a ARS Alentejo afirma que não se compromete com prazos para a criação dos Serviços de Urgência Básica previstos para o Alentejo uma vez que o processo tem que passar por três fases: Obras, compra de equipamentos e finalmente a contratação de médicos.
Ora é lamentável que o Sr. Ministro continue a encerrar serviços de urgência sem criar alternativas às populações e no nosso caso concreto não há nenhuma alternativa à vista, sabemos que para a criação de um SUB em Vendas Novas não era necessário tanto tempo, porque as obras estão concluídas o nosso Centro de Saúde é um edifício novo e quanto ao equipamento e pessoal médico era uma questão de haver um reforço, ou seja, reunimos condições para no prazo de 2 meses termos aqui a funcionar um SUB o que melhoraria substancialmente o nosso Serviço de Urgência - não há nenhuma justificação para que tal não aconteça.
O Movimento realça que vale a pena lutar porque senão tivesse sido a luta intensa da população e o empenho dos órgãos autárquicos do concelho estávamos desde o dia 28 de Maio com o SAP encerrado e sem nenhuma alternativa criada, totalmente desprotegidos e sem vermos assegurados direitos fundamentais como a Saúde e a Vida.
Já mostramos várias vezes que a razão está do nosso lado, a própria Comissão Parlamentar de Saúde, na sequência da nossa petição com mais de 8 mil assinaturas, elaborou um relatório que recomenda ao Governo que mantenha em funcionamento o nosso SAP e crie em Vendas Novas uma SUB.
Continuamos a apelar à população do concelho que agora mais do que nunca esteja atenta e vigilante e que, caso seja necessário, vamos intensificar ainda mais a nossa luta, sempre unidos por um objectivo comumver assegurado em Vendas Novas um Serviço de Urgências com qualidade, a funcionar durante um período de 24 horas.
Vendas Novas, 11 de Janeiro de 2008